Continuando o post anterior, mais descobertas na feira de negócios Interbev Wine Tasting
Tenuta Foppa & Ambrosi
Os amigos enólogos Lucas Foppa e Ricardo Ambrosi começaram a fazer vinhos juntos há 7 anos; em 2019 registraram a marca. Há 3 anos utilizam em Garibaldi uma cave para maturação e engarrafamento de sua produção.
Dentre os vinhos provados, o espumante Viticcio Brut Bianco, elaborado com Pinot Noir, Chardonnay e Riesling Itálico, tem perfil austero e limpo; o Tra Nodo Marselan – O Primogênito 2022 é amável no paladar.
Ricardo Ambrosi apresentou o Insolito Corte V 5ª Edição, corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Marselan, Malbec e Tannat, que passa 14 meses em barrica. A madeira lhe aporta camadas de aromas, ainda com alguma fruta; boa acidez, taninos macios, pede comida.
Cave de Angelina
O enólogo André Tonet, seguindo a tradição de seus antepassados, fundou a vinícola em Nova Pádua.
Com Chardonnay e Pinot Noir produz o espumante Domans Brut, de boa cremosidade. Seu Domans 1931 Chardonnay passa 12 meses em carvalho francês, é untuoso, com bom volume de boca.
Dentre os tintos, destaque para o Domans Cabernet Franc 2022, com uvas da Serra do Sudeste, amadurece 6 meses em carvalho francês e americano. Aromas complexos e sutis, possui taninos finos, num belo conjunto.
Ela Franc
Uma boa surpresa foi o recente projeto da enóloga Andrea Trentin, retomando a importância que a Cabernet Franc tinha – alcunhada então somente como “Cabernet” – no início da produção de vinhos finos no Brasil.
As uvas do Ela Franc Cabernet Franc 2021 provém da vinícola Vaccaro, de Garibaldi, onde é feita a vinificação, passando 8 meses em barricas novas de carvalho francês. Ele é elegante no aroma e tem bom frescor. A produção é de apenas 300 garrafas.
Vinha Solo
A proposta da vinícola é a de elaborar “vinhos de altíssima qualidade com a mínima intervenção humana possível”. O resultado são vinhos realmente bons, com rótulos atraentes. Situa-se no município de Fazenda Souza, distrito de Caxias do Sul.
O enólogo Gilberto Cargnel destacou a qualidade da Merlot na propriedade, seja como monocasta, seja participando em cortes. A safra de 2020 foi tão favorável que seu Merlot varietal – cujo rótulo é ironicamente ilustrado por um Quero Quero – não recebeu adição de sulfitos.
Dos tintos de corte, destaco o atraente Clarete 2022, fácil de gostar; o Corte Bordalês 2022 tem mais estrutura, num belo conjunto. A Vinha Solo dispõe ainda do Antigas Reservas Corte Bordalês 2008, onde se pode desfrutar a complexidade de um tinto bem elaborado em seu bom momento de maturação.
Vinícola Brasília
Novos ventos no mercado. Dez famílias com seus vinhedos no Cerrado de Altitude brasiliense fornecem as uvas utilizando a técnica de dupla poda, para produzir brancos, rosés e tintos, sob o comando técnico do polivalente enólogo Marcos Vian.
O Cobogó Sauvignon Blanc 2023 é fresco e com boa tipicidade. O Monumental Syrah 2022 é frutado no nariz; com acidez e bom balanço, é fácil de gostar. Ele foi um dos tintos selecionados na Avaliação Nacional de Vinhos de 2023.
Resumindo, produtores menos conhecidos aqui no Sudeste, com bons vinhos para completar o portfólio.
O evento teve a assessoria da CH2A Comunicação