Preparando uma primeira visita ao Piemonte, lembrei-me deste baralho temático sobre os vinhos da região. Editado em 1991 pela empresa triestina Moda 90 e impressa pelo ramo editorial da STET, o maço traz ilustrações do artista Giancarlo Ferraris em todas as cartas – incluindo o dorso – cada uma se referindo a uma das 42 DOCs (“Denominazione di Origine Controllata”) existentes na época, além das 9 Enotecas Regionais e um mapa. Um verdadeiro álbum de bolso do Piemonte vinícola.

Completam o conjunto um par de coringas, um folheto explicativo e sua caixa, onde se lê: “Regione Piemonte. Assessorato Agricoltura e Foreste. Ufficio di Informazione socioeconomica”, provavelmente o patrocinador.

As figuras – reis, damas e valetes – não têm a postura como nos baralhos tradicionais, mas os rostos estão lá.

Os valetes trazem o trabalho do homem no campo e na adega: da colheita da uva, a alimentação do barril, a pisa, ao serviço e à degustação do vinho.

Para o lugar das damas, com aspecto de taças de vinho, foram selecionadas as 4 denominações da variedade Barbera.

Barolo e Barbaresco não podiam estar fora da realeza. Os outros reis escolhidos: Gavi, o rei dos brancos; Grignolino, o rei dos jovens.

Houve uma preocupação do artista em inserir nas ilustrações as pintas do naipe a que pertence. No caso dos ases, a pinta está bastante ampliada.

Os castelos e palácios onde estão localizadas as Enotecas Regionais são vistos por baixo em perspectiva. Quatro deles são mostrados nos 9s.

E chegamos aos coringas (“matti”). Interessante a interpretação dada pelo artista: o clima benéfico, sadio – que se vê também no dorso das cartas ao centro – contrapondo com o prejudicial, tempestuoso.

Sobre o autor:

Giancarlo Ferraris é gravador e pintor. Nasceu em San Marzano Oliveto, na província de Asti. Lecionou no Liceo Artistico della Accademia Albertina di Torino. Atualmente é professor de disciplinas pictóricas no Istituto d’Arte di Acqui Terme. Diretor artístico do Art Park La Court de Michele Chiarlo, tem em seus rótulos desse produtor o estilo que remete ao baralho.

Com sua criatividade, fica difícil destacar uma ou outra carta. Seguem mais algumas delas.

Hoje o Piemonte possui 71 DOCs (“Denominazione di Origine Controllata”), 18 DOCGs (“Denominazione di Origine Controllata e Garantita”) e 15 Enotecas Regionais, de forma que o senhor Ferraris precisaria dobrar o número de aquarelas para contemplá-las totalmente, formando o par de baralhos de vinhos piemonteses.