Feira do importador
Dentre as importadoras que apresentaram seus produtos, merece destaque a Adega Alentejana, que com seu Road Show trouxe um time de primeira. Entre proprietários e enólogos, só para ficar em Portugal: Andrea Tavares (Quinta de Chocapalha), Hamilton Reis (Cortes de Cima), Joana Roque do Vale (Roquevale), Margarida Cabaço (Monte dos Cabaços), Olga Martins (Quinta do Poeira), Paulo Laureano (Paulo Laureano Vinus), Sandra Tavares (Wine & Soul), Sophia Bergqvist (Quinta de la Rosa). A facilidade de contato e a simpatia dos atendentes, junto à qualidade dos brancos, tintos e rosados foi um must.
Também concentrado em Portugal, a Qualimpor Wine Day foi muito bem organizada, com uma oferta bastante ampla de rótulos dos produtores presentes: Herdade do Esporão, Quinta do Crasto, Quinta dos Murças, Taylor’s, Quinta do Ameal, além da catalã Freixenet.
O Grand Cru Grand Tasting teve uma centena de garrafas apresentados no amplo ambiente da Casa das Caldeiras (foto no topo da página). Notou-se uma discreta presença dos representantes técnicos das vinícolas.
A Decanter preferiu fazer Wine Days semestrais, concentrando-se na América do Sul, com a presença dos enólogos.
Novos produtores, novos vinhos e novas safras foram os atrativos do Lançamentos Zahil 2018 , com destaques da França, Itália, Espanha, Portugal e Chile.
A Wines4U , especializada em pequenos produtores “representativos de seu terroir”, fez diversas mini-feiras para apresentar seu portfólio.
Apesar de não ter feito seu tradicional Encontro, a Mistral apresentou um educativo painel de vinhos da Grécia através das vinícolas Gaia, Cambas e Boutari.