A agenda dos vinhos vinha acontecendo timidamente nos primeiros meses. Fevereiro e março trouxeram novidades. Abril começa para dar volume com o que vem de fora, sem esquecer os nacionais. Itália, Portugal e América Latina estarão aí com toda a força.

No dia 5/4 desembarcará em São Paulo o Top Italian Wines Roadshow do grupo editorial Gambero Rosso, apresentando cerca de 200 vinhos de 42 produtores italianos através de degustações, além de master classes conduzidas pelo editor Marco Sabellico. Informações e inscrições com Cristina Neves Comunicação e Eventos.

Falando de guias, Descorchados, a importante bússola de vinhos do Chile, Argentina, Uruguai e Brasil, terá sua edição 2018 lançada no dia 10/4.  A obra é coordenada por Patrício Tapia e tem a colaboração de Eduardo Milan, editor de vinhos da revista Adega. Durante o evento haverá uma grande feira com a presença de uma centena de produtores. Informações podem ser encontradas no site da revista Adega .

Portugal é o próximo da lista: em 12/4 o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e a Essência do Vinho apresentam o Porto & Douro wine tasting Brasil’2018, com os vinícolas da Região Demarcada do Douro apresentando seus produtos. Paralelamente haverá degustações comentadas. Inscrições online .

Em 13/4, São Paulo tem o 10° Road Show da Adega Alentejana 2018 ‒ que inicia em 9/4 em Cuiabá e segue para mais outras dez cidades ‒ com uma vintena de empresas do vinho e de alimentos apresentando seu portfólio, em sua maioria de Portugal. Detalhes no site da importadora .

No dia 19/4 comemora-se no Brasil o Malbec Day 2018 ‒ idealizado pela Wines of Argentina ‒ com vinho, comida e música. Ingressos no Foodpass .

Além de eventos fechados promovidos por importadores, teremos ainda no dia 3/4 uma Degustação orientada de Gin com José Osvaldo Albano do Amarante, autor da obra “Os Segredos do Gim”. Inscrição no site da SBAV-SP .


A bela folha de calendário que abre esta matéria é de autoria do espanhol Alberto Pérez González. Anualmente Alberto faz edições limitadas de calendários ilustrados com baralhos raros, quase sempre de seu país, com um texto rico em detalhes sobre as peças selecionadas. O projeto gráfico também é feito por ele.