Algumas empresas tem apresentado novidades no portfólio, sejam novas safras, sejam novos rótulos. No mês passado a Decanter iniciou o desfile de novidades. Isso dentro dos critérios relatados pelo diretor Adolar Hermann: produtos sem defeitos, sob a bússola da qualidade O resultado foi a diminuição do ticket médio dos vinhos, acompanhado do aumento do volume de vendas.

Dentre uma dúzia de espumantes, brancos, tintos e fortificados apresentados pelo sommelier Tiago Locatelli, alguns chamaram atenção: o Albino Armani Sauvignon Campo Napoleone Vallagarina IGT 2016 pela vocação gastronômica, enquanto que o Meurgey-Croses Pouilly Fuissé 2015, mais importante ‒ e o preço reflete isso ‒ merecendo alguns anos de adega.

Dos tintos o Château Saint-Roch Côtes du Rhône 2016, fresco e gostoso de beber, tem também lugar garantido à mesa, se contrapondo ao Araldica Fazzoletto Piemonte Barbera Passito 2016 que, com uma simpática roupagem e bom posicionamento de preço, foi um sucesso de vendas, o que fez a importadora repetir pedido ainda para este ano.

O vinho Marsala é mais lembrado ‒ tal como o Madeira ‒ como ingrediente para preparo culinário, do que uma bebida para acompanhar antipasti mais fortes ou condimentados. O Curatolo Arini Marsala Superiore Secco 5 anni é uma boa porta de entrada para conhecer essa família de fortificados sicilianos.

Mais informações técnicas e preços podem ser obtidos no portal da Decanter.